Programa “Cooperação Internacional em Inovação” lança chamadas para empresas

Data: 21/07/2016
Fonte: MDCI

Estão abertas, até 30 de outubro, as chamadas do programa “Cooperação Internacional em Inovação”, da Secretaria de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para empresas interessadas em desenvolver projetos com Israel, França e Alemanha.

A iniciativa prevê o financiamento conjunto de projetos utilizando-se de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras agências governamentais de fomento, pelo Brasil e das agências e mecanismos de incentivo e financiamento próprios de cada país parceiro, de acordo com suas leis, regras e regulações nacionais.

O programa
Em 2010, foi lançado o primeiro projeto de Cooperação Internacional em Inovação, em parceria com o Estado de Israel. Ele foi consolidado na 1ª Chamada Conjunta para Projetos entre empresas brasileiras e israelenses, operacionalizada pelo MDIC, no lado brasileiro, e pelo MATIMOP, no lado israelense. O Escritório do Cientista Chefe, órgão do Ministério da Economia de Israel, financia o lado israelense dos projetos. Desde então, mais duas chamadas foram implementadas entre Brasil e Israel.

Em 2015, a Secretaria de Inovação e Novos Negócios estabeleceu sua segunda parceria para estimular projetos de P&D conjuntos, desta vez com a França. Desta forma, foi lançada a 1ª Chamada Conjunta para Projetos entre empresas brasileiras e francesas. A Chamada é operada, no lado francês, pela Direção Geral das Empresas, órgão do Ministério da Economia, Indústria e Setor Digital. Recursos para as empresas francesas da parceria advêm do Bpifrance, o banco de investimentos francês.

Ainda em 2015, a Alemanha tornou-se o terceiro parceiro do Brasil neste programa de P&D industrial, na forma da a 1ª Chamada Conjunta para Projetos entre empresas brasileiras e alemãs. O Ministério Federal de Economia e Energia da Alemanha é o locus dessa parceria no governo alemão, e financia suas empresas nacionais por meio do Programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas (ZIM Program).

Editais
Os editais podem ser acessados através do link http://www.cooperacaointernacional.mdic.gov.br/notice/.


< voltar